Uma das maiores dores para o setor varejista de alimentação, atualmente, é a dificuldade para contratar e reter mão de obra que desempenhe as funções de atendimento ao consumidor. Essa dificuldade é reflexo de mudanças estruturais no mercado de trabalho pós-pandemia, resultando em gasto de tempo e recursos consideráveis para treinar novos funcionários, rotatividade elevada e desafios constantes com treinamentos. Tudo isso, somado a um ambiente de juros elevados (que resulta em um crédito mais caro e influencia tanto os investimentos quanto o consumo das famílias) e a pressão de uma alta inflação, impacta diretamente o fluxo de caixa e eleva os custos operacionais.
Uma empresa de açaí em São Paulo, no entanto, conseguiu pensar fora da caixa e trazer, mesmo diante desse cenário complexo, processos e soluções que permitissem a sustentabilidade dos negócios. Mais que isso, essas soluções também proporcionaram aos parceiros empreendedores, donos das dez unidades onde atualmente a marca Nosso Açaí está presente, ganhos consideráveis e aumento de faturamento. Manter a loja com processos efetivos e de fácil execução para que se adequassem facilmente à rotina diária foi determinante para o sucesso dessa empreitada.
Seguem, abaixo, alguma das medidas implementadas em diversas áreas do negócio:
- Compras ajustadas, com fornecedores que sejam parceiros; entregas periódicas e fluxo de caixa e CMV controlado;
- Inovação: cardápio criativo e inteligente, com a gestão dos insumos ligada aos resultados – menos variedade de insumos, mas que combinados perfazem um cardápio atraente ao cliente. Isto favorece um bom resultado, estoques mais baixos, maior previsibilidade de compras, facilidade de negociação e o fluxo de caixa com mais liquidez. Com os frozens, as frutas e os complementos básicos podemos criar vários produtos para vários públicos – cardápios);
- Novos sabores e novidades periodicamente. Último foram os mascotes, a família do pistache – frozen, fondue, milkshake, caldas especiais;
- Inovação no jeito de servir: copo montado em camadas e finalização em modelo de pétala – beleza, cuidado e carinho em cada copo. Experiencia do cliente para gerar fidelização. Processos descritos em Pop´s que facilitam a padronização e garantem a qualidade em todas as lojas da rede;
- Modelos híbridos de venda: tanto no self service quanto para os copos montados que conquistaram o coração do cliente, principalmente pela beleza da finalização em formato de pétala, a tecnologia ajuda na questão da dificuldade de mão de obra – o auto atendimento está presente nos dois modelos de negócio que funcionam simultaneamente na loja. O modelo híbrido já nos trouxe um aumento significativo nas vendas – mais de 20% desde sua implantação em 2025 e nos diferenciam da concorrência que na maioria das vezes atua com um único modelo de negócio;
- Tecnologia: totem de auto atendimento – necessidade de modernização e a contenção de custos se torna um exercício e os totens de auto atendimento é o que podemos falar em modernizar, reinventar e agregar novos modelos de negócio que se ajustem ao momento;
- Implementamos as máquinas POS SMART que ajudaram a otimizar processos e melhorar a experiência do cliente. Já funcionam como um sistema de PDV com a emissão de cupons fiscais, integração à balança de pesagem do self service e o também para o atendimento de copos montados a la carte, já integram a emissão de cupons fiscais. Indicadores de performance gerados são utilizados para traçar metas, definir promoções, analisar indicadores e traçar melhorias.
- IA generativa na orientação e resposta aos clientes – mais rapidez, alinhamento e qualidade nas respostas nas redes sociais, mídias digitais, Google e WhatsApp.
- Processos: Treinamento de gestores – indicadores de gerenciamento através de check list diários, treinamento para tratativas imediatas de inconsistências e técnica de feedback tempestivos, fugindo de modelos antigos em que se esperava demais para dar o feedback e traçar planos de ação. Agora não há mais tempo para isto: a rotatividade dos funcionários e a demanda do cliente para uma experiência surpreendente faz com que o olhar da gestão tenha que ser rápido e assertivo. Gestores treinados sabem tomar melhores decisões e os check lists direcionam o olhar para pontos que possam ser esquecidos.
- Processos definidos através de POP´s e checklists operacionais que facilitam o treinamento e garantem a qualidade do cliente, reduzem erros e desperdícios de produtos, além do que aumentam a produtividade e eficiência. O funcionário tem a visibilidade e orientação de como ele deve começar o dia e o que e como deve ser feita cada atividade. Os procedimentos devem ser simplificados e assertivos, isto é, como foco no que realmente importa.
- Parcerias: É importante manter o olhar em nossa especialidade, por isso parcerias são necessárias – contratação de empresa especializada em logística de entrega, serviços de marketing para posicionamento no digital e redes sociais. Nosso foco é no Core do negócio.
- Valorização do time através de meritocracia e escuta ativa – motivação, engajamento e produtividade, com redução de rotatividade.
Alguns dos resultados dessas medidas implementadas foram o aumento das vendas através do modelo híbrido de atendimento (mais de 20% imediatamente à implementação), redução do CMO (custo com mão e obra) e da dependência excessiva com a mão de obra de alta rotatividade (conseguida com a implantação dos totens de auto atendimento nas lojas), além de um cardápio enxuto e inteligente (menos insumos, facilidade na gestão dos estoques e maior liquidez do fluxo de caixa), processos robustos (reduz erros e retrabalhos) e uso da inteligência artificial – com redirecionamento do tempo gasto para gestão do negócio e análise de ações a serem implementadas para correção, rapidez na resposta ao cliente e alinhamento com personalidade da empresa (tom de voz da empresa).
Mais sobre o Nosso Açaí
Há 10 anos começava uma jornada inspiradora, que teve início com o Sérgio Bezerra e a Ana Paula Bezerra, um casal que tinha em mente uma missão clara: levar da sua família para a de seus clientes a melhor experiência em sabor, qualidade e energia. Enquanto o Sérgio trazia na sua bagagem profissional a experiência com o comércio, a Ana trazia a expertise em processos e padronização, com foco em resultados. A fórmula perfeita para uma marca se tornar sustentável e forte, como a que se tem agora.
O que começou como uma pequena loja de açaí e frozen em Santo André, SP, em 2014, hoje é um case de sucesso, com 10 super unidades espalhadas em todo o interior de São Paulo, uma distribuidora própria e milhares de consumidores felizes com 20 mil avaliações excelentes no Ifood. Os modelos e processos foram sendo experimentados e aprimorados até a perfeição da experiência que pode ser percebida, hoje, em tudo que se faz. Cada momento com a marca é feito para encantar e mostrar o amor em cada detalhe, desde o início!
A trajetória deu tão certo que o sucesso vai além das lojas: o Nosso Açaí conquistou o coração de todos os seus públicos, desde o cliente final até o parceiro empreendedor. Eles são fãs da marca, dos produtos e dos nossos modelos de negócio. São sua maior fonte de inspiração para inovar, todos os dias, trazendo ainda mais tecnologia e novidades, seja nas lojas ou para atender o cliente em casa. No Nosso Açaí tudo é cuidadosamente pensado para proporcionar a todos uma experiência única de cuidado, carinho, sabor e saúde. Pura energia, do tipo que se sente em tudo! Do começo até hoje só uma coisa permanece igual: o amor com que eles pensam e cuidam cada detalhe!